Você conhece o Auxílio-Reclusão?
Quando recebi o e-mail com o título ‘Vale a pena ser filho de preso’, da minha amiga Alethea, nem acreditei. Que Brasil é este pessoal?
Um bandido com 5 filhos, além de comer e beber nas costas de quem trabalha, comandar o crime de dentro das prisões ainda recebe Auxílio-Reclusão de R$ 3.760,60. Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual?
Vocês sabiam que todo presidiário com filhos tem uma bolsa ‘Auxílio-Reclusão‘ que, a partir de 1/2/2009, é de R$ 752,12 por filho, para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso? (Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS).
Como não acreditei neste absurdo, fui no site da Previdência Social e li o texto na íntegra.
É impressionante que no nosso Brasil existam leis como está!
Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso recebem uma bolsa de R$752,12 por filho, para seu sustento? Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo este Auxílio-Reclusão para os filhos das vítimas?
A resposta para os duas pergunta é a mesma… NÃO! Na verdade, só quem tem conhecimento de tal lei são os criminosos. Não o cara que rouba para comer, mas sim o cara que rouba, mata, estupra e massacra suas vítimas por puro prazer. Estes com certeza recebem o Auxílio-Reclusão.
É por essa e outras que a criminalidade não diminui no Brasil… Criminalidade dá lucro!
Este é mais um dos absurdos que protegem os bandidos. Temos que nos proteger com grades, alarmes e afins, enquanto os verdadeiros bandidos andam livremente pelas ruas, e, ainda com proteção dos direitos humanos.
Precisamos fazer alguma coisa, é muito descaso com o cidadão trabalhador, que paga por toda está imoralidade, temos que acabar com essa pouca vergonha!
Ser bandido no Brasil é ter vida boa! Sem dizer que na cadeia, eles tem tudo que nós não temos: assistência médica e odontológica, cursos especializantes gratuitos, podem trabalhar para diminuir sua pena e muito mais. Sendo que se estão presos é porque fizeram algo errado.
Ser trabalhador é ter uma vida muito ruim, cheia de limitações. Está é a verdade! Imagine só se nós trabalhadores tivéssemos esses direitos? Nem falo neste ‘benifício absurdo’ do Auxílio-Reclusão, mas falo da educação, da saúde e da alimentação. Neste país só tem valor se for marginal.



January 7th, 2010 21:34
Você conhece o Auxílio-Reclusão?…
Um bandido com 5 filhos, além de comer e beber nas costas de quem trabalha, comandar o crime de dentro das prisões ainda recebe Auxílio-Reclusão de R$ 3.760,60….
January 7th, 2010 21:47
Auxílio-Reclusão - O que é este benificio?…
Vocês sabiam que todo presidiário com filhos tem uma bolsa ?Auxílio-Reclusão? que, a partir de 1/2/2009, é de R$ 752,12 por filho, para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso?…
January 7th, 2010 21:48
Auxílio-Reclusão - O que é isso?…
Vocês sabiam que todo presidiário com filhos tem uma bolsa ?Auxílio-Reclusão? que, a partir de 1/2/2009, é de R$ 752,12 por filho, para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso?…
January 7th, 2010 21:49
Auxílio-Reclusão - O que é isso?…
Vocês sabiam que todo presidiário com filhos tem uma bolsa ?Auxílio-Reclusão? que, a partir de 1/2/2009, é de R$ 752,12 por filho, para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso?…
January 7th, 2010 21:54
Auxlio-Recluso - O que isso?…
Vocs sabiam que todo presidirio com filhos tem uma bolsa Auxlio-Recluso que, a partir de 1/2/2009, de R$ 752,12 por filho, para sustentar a famlia, j que o coitadinho no pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso?…
January 7th, 2010 22:01
Auxílio-Reclusão só no Brasil…
É por essa e outras que a criminalidade não diminui no Brasil? Criminalidade dá lucro!…
January 7th, 2010 22:02
Auxílio-Reclusão só no Brasil…
É por essa e outras que a criminalidade não diminui no Brasil? Criminalidade dá lucro!…
January 7th, 2010 22:03
Auxílio-Reclusão só no Brasil…
É por essa e outras que a criminalidade não diminui no Brasil? Criminalidade dá lucro!…
January 7th, 2010 22:12
Incrível, famílias vivem com um salário mínimo por mês e o governo paga isso para quem deveria trabalhar para morar na cadeia. O cúmulo mesmo
January 7th, 2010 23:09
Débora, por situações como esta que sou favorável ao custeamento das despesas por meio do trabalho do próprio presidiário. Ele trabalharia em favor da sociedade e dentro dos presídios para diminuir as despesas do Estado com sua manutenção e para sustentar sua família. A melhor coerção se dá pelo trabalho, que ainda forma e capacita para a reinclusão.
O que não faltam são obras a serem feitas, material a ser produzido para escolas, creches, asilos. A família do presidi[ario não deve pagar pelo crime cometido por ele e muito menos a família da vítima deve ficar inferiorizada em casos como este. Há que se trazer assuntos como este para os ambientes de debate, para que juntos possamos discutir este e outros fatos.
Por fim, te faço um convite: sou repórter do Ocê no Samba e editor do blog Caleidoscópio, prelimiar de uma revista digital que levará o mesmo nome. Caso queira conferir, será bem vinda por lá:
www.ocenosamba.com.br
caleidoscopiodigital.wordpress.com
Abraço.
January 17th, 2010 15:11
Olá Anderson,
Chega ser revoltante tudo isso! Concordo com você, é o cúmulo!
Obrigada pela visita!
January 17th, 2010 15:13
Olá Lucas!
Seria muito bom se houvesse este tipo de trabalho. Acredito que assim, todos poderiam sair ganhando, inclusive o preso, que teria uma profissão para atuar fora da cadeia.
Obrigada pelo convite e pela visita!
Até
January 28th, 2010 04:13
Olá Débora, eu também acho um absurdo esse auxílio, mas você está enganada na soma. o benefício é de R$752,12 dividido entre os filhos e não por filho, se o preso morrer vira pensão por morte, é concedido a presos de baixa renda que tenham pelo menos trabalhado uma vez na vida, em Campinas concederam o benefício até para filhos feito dentro da cadeia e custa para o Estado R$145 milhões anuais.
Abraços.
February 4th, 2010 21:32
Olá Antonio Vieira,
Obrigada pela observação. Mas mesmo assim é o cumulo do absurdo!
Até
February 15th, 2010 13:23
O “auxílio-reclusão” constitui benefício da Previdência Social, regulado pela Lei n.8.213, de 24 de junho de 1991, que visa a proteção dos dependentes carentes do segurado preso (portanto do segurado e não de profissional do crime), impossibilitado de prover a subsistência dos mesmos em virtude de sua prisão. Alguns são contrários à própria existência do benefício, afirmando ser o mesmo um estímulo a novas iniciativas delituosas dentro da sociedade. Em contrapartida, há aqueles que preconizam não ser possível deixar a família do segurado detido ou recluso ao desamparo. Daí a necessidade de pagamento de um benefício que lhes garanta o mínimo indispensável para se ter uma vida digna, o que, aliás, é um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito.
VALOR DO BENEFÍCIO: Corresponde a 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia no dia da prisão ou que teria direito se estivesse aposentado por invalidez. Se o trabalhador tiver mais de um dependente, o auxílio-reclusão SERÁ DIVIDIDO ENTRE TODOS (portanto o valor NÃO é multiplicado pelo número de dependentes). É importante ressaltar que, caso o segurado detento, perceba á época de sua reclusão, salário de contribuição superior a R$ 720,00 (setecentos e vinte reais) estará excluído do rol de beneficiários.Para os dependentes da vítima, caso tenha ocorrido homicídio será paga pensão por morte.Abraço
February 17th, 2010 10:25
Obrigada pelos esclarecimentos Wander.
Valeu pela visita!
February 22nd, 2010 15:00
Ola!
Bom dia…
Cara Sra. Débora, entendo sua indignação quanto ao benefício previdenciário auxílio reclusão.
Porém, deveria estudar mais o tema, antes de postar uma crítica ao presente benefício. O auxílio reclusão, é um benefício dirigido aos dependentes do segurado, e não a este. Assim, a prisão do segurado de baixa renda provoca uma necessidade social, exatamente a falta de condições de subsistência dos dependentes por incapacidade labora do recluso, o que será coberto por este benefício previdenciário. Sei que o recluso não merece, é uma visão pessoal e crítica, porém, seu filho, menor de idade, podendo ser um recem nascido, não tem culpa da do pai ser bandido… Você acha justo a criança passar fome?
Além do mais, esse valor, que você diz, está errado, pois é um único pagamento, dividido entre os dependentes, e não cumulativo.
As coisas não são como parecem… Concordo com sua indignação, mas temos que pensar no caso concreto…
Abraço….
Dr. Robson Luis de Paula Bergamaschi. OAB/PR 47681
February 23rd, 2010 19:37
Olá Robson,
Obrigada pelas explicações. Com certeza não tenho o conhecimento que tens como advogado. Mas fica a seus esclarecimentos para os próximos leitores.
Obrigada também pela visita!
February 25th, 2010 10:23
É um prazer Debora…
Essa questão que abordou é realmente muito polémica…
Abraço!
Dr. Robson Luis de Paula Bergamaschi
March 3rd, 2010 22:36
Não é por cada filho e corresponde ao valor que o individuo contribuiu para a Previdencia Social antes de ser preso (Esse valor de R$798,30 é o total que se pode receber, pode ser menor). Então quem não é dependente de uma pessoa que era “trabalhador” não recebe. Não acho injusto não. Até porque um filho de uma pessoa que cometeu um erro ou é um mau carater, não, necessariamente, fará a mesma coisa ou tem o carater igual ao pai/mãe. Isso é até preconceito. Óbvio que a maioria dos valores aprendemos em casa, mas antes de julgar temos que pensar em todo o contexto.
Achei essas perguntas e respostas no site da previdência social. Quem quiser tirar a dúvida entra no site e pesquisa…
O auxílio-reclusão é proporcional à quantidade de dependentes?
Não. O valor do benefício é dividido entre todos os dependentes legais do segurado. É como se fosse o cálculo de uma pensão. Não aumenta de acordo com a quantidade de filhos que o preso tenha. O que importa é o valor da contribuição que o segurado fez. O benefício é calculado de acordo com a média dos valores de salário de contribuição.
Que princípios norteiam a criação do auxílio?
O princípio é o da proteção à família: se o segurado está preso, impedido de trabalhar, a família tem o direito de receber o benefício para o qual ele contribuiu, pois está dentre a relação de benefícios oferecidos pela Previdência no ato da sua inscrição no sistema. Portanto, o benefício é regido pelo direito que a família tem sobre as contribuições do segurado feitas ao Regime Geral da Previdência Social.
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=922
March 8th, 2010 13:27
Muito interessante Carolina.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
April 3rd, 2010 18:16
È bom verificar a noticia, o valor a ser pago é para a familia e desde que o detento seja contribuinte e tenha cumprido um periodo de carencia de contribuições.A divulgação que um cara com cinco filhos ganha mais de
3 000,00 é capciosa e pode na ignorancia estimular crime, vejam na Previdencia Social as condições, não sou detenta, mas temos responsabilidade pelo que divulgamos, isto está dentro das inumeras inverdades da internet. Ainda a lei é de 1991
April 4th, 2010 01:07
boa noite,…..nao acredito que a lei seja um incentivo a criminalidade, (profissão) o cunho da lei é um apoio a familia, para que possa ter o minimo de dignidade para que possa prover o sustento de seus filhos, que por um ERRO cometido pelo seu genitor, que nao foi o menor quem o escolheu para ser filho e que esse viria a cometer crimes, mas sim é a criança que sofre pelos crimes cometidos por seu genitor, esse foi um meio que o legislador achou para que essa familia nao fosse excluida da sociedade, mas para que se manter na sociedade com dignidade aos menores, beneficio esse que perdura ao menor por tempo determinado, e tbém o detento tem que em algum tempo da sua vida ter contribuido para previdencia social para que seus filhos possam ter direito a esse beneficio. é o meio de tentar termos menos criminosos na sociedade, e menos crianças jogadas pelas ruas se tornando futuros criminosos. Se essa nao é a resolução total mas a intenção é a contribuiçao para uma sociedade melhor um Brasil melhor…
April 19th, 2010 18:22
Olha, até um tempo atrás eu tinha a mesma opinião que você: que os bandidos tinham SIM todos esses privilégios. Mas eu não conhecia o sistema e o que eu sabia era de ver o comentário dos outros. Hoje trabalho no meio detentos e pude conhecer melhor a realidade de quem está preso no Brasil hoje. O fato é que não podemos “generalizar” e julgar esses detentos todos como julgamos, pois no meio de assassinos, estupradores, pedófilos, há SIM muita gente do bem que hj paga pelos erros de filhos, de injustiças, foram vítimas do sistema. Eles sofrem por não serem bandidos e a família sofre junto. E quem consegue esse auxílio é porque antes de estar lá era TRABALHADOR. Agora , imagine vc se molestam uma filha sua, ou msm matam alguém da sua família: vc , com isso, se tivesse oportunidade, mataria uma pessoa dessas no calor do momento. Então não podemos julgar as pessoas, esses presos que estão lá pelos mais variados motivos. Com certeza vc nunca foi num lugar desses e sai escrevendo essas coisas pra agradar as classes mais favorecidas.
May 26th, 2010 01:58
Débora com certeza vc ao fazer esses comentarios sobre auxilio reclusão, no tocante a assistência medica, odontológica etc, é notorio que vc não faz a miníma idéia do ocorre em um regime fechado carregado de incomplacência,o regime é multiforme, ter direito e garantias constitucionais é uma coisa, usufruir desse direito é outra coisa totalmente diferente, vc deve acreditar em papai noel, fada madrinha, branca de neve e os sete anões etc, ao meu ver vc deveria ter uma cosmovisão diferente do relatado acima, em um ambiênte fechado vc com certeza vai conviver com pessoas magnanímas e maléficas, e nem todas estarão nesse ambiênte por merecimento, muitas dessas estão por ironía do destino, então seu comentario é no minimo desregrado, vc esta totalmente equicocada em sua maledicência, posso ti asseverar que os filhos desses detentos tambêm tem direito vital a alimentação, a saúde, a educação etc, vai me dizer que vc tambêm é contra os direitos humanos? traduzida em mais de 320 idiomas em todo planeta, ao meu ver é saliente que os filhos jamais poderão sofrer por qualquer conduta de seus ascendentes, se p/vc o valor do auxilio reclusão é exorbitante, não vou nem questionar esta questão, agora vc querer desamparar a criança, é simplesmente amputar seu futuro.
May 30th, 2010 09:23
Bom dia.
Tenho minhas dúvidas, pois seria melhor rever este valor, salvo engano, não é R$ 752,12 por filho.
Seria bom repensar qto este seu pensamento, pois como observa a Luana, nem todos são bandidos.
Este beneficio tem que existir mesmo, pois os filhos, na maiorioa crianças, não tem culpa pelos ilícitos dos pais.
Luana, parabéns por sua observação.
Abraços
June 17th, 2010 09:09
blá, blá, blá….tudo bem, tudo bem. Mas aos advogados cabe uma pergunta: QUAL O AUXILIO DADO AS VITIMAS? EXISTE ALGUMA FORMA DE CONSOLO OU APENAS UM ” SINTO MUITO”? O que os “advogados” podem fazer a respeito de pais que perdem seu maior tesouro? uma vida, ou pior, mais de uma? O filho que perde um pai nas mãos de uma pessoa inescrupulosa e muitas vezes sob efeito de alucinogenos, ou pela ausencia deles, tem o que de consolo? O que a lei favorece a eles?
July 28th, 2010 18:28
Olha, estou indignada…meu marido trabalha 12 hs por dia para sustentar a família, estamos lutando para ajudar meu filho a fazer uma faculdade, que também da um duro danado.Olha quero deixar um recadinho para Luana, o pai do meu marido faleceu deixando 7 filhos o menor com2 anos, e com muita garra minha sogra criou os 7, todos são trabalhadores e de exelente carater, por certo você não é casada e muito menos tem filhos, e a Debora como nós sabemos o quanto dói nossos bolsos da nossas famílias e de todo trabalhador honesto que luta para ter um futuro digno. Luana doe seu salario inteio para eles. Ah, eu ja estive nesses lugares sim, e não mudo minha opinião.
August 3rd, 2010 23:56
Mesmo sabendo que os filhos dos presidiários não tem culpa de ter pais na situação, não é justo com o trabalhador que se sacrifica trabalhando em média 8 horas por dia para ganha a metade do que ganha um presidiário, que cumpre pena por matar, roubar ou seja lá qual for o crime, que cometeu contra esse trabalhador que tenta sobreviver com apenas uma salário mínimo. Talvez possam explicar para essas pessoas que se sacrificam por esse país. Essa é uma opinião minha, que reflete a situação de uma pessoa que luta para permanecer vivo e se esconde para não ser vítima de pessoas quem sem o menor motivo ou por motivos torpes cometem crimes. Desculpa por não entender essa situação.
August 4th, 2010 00:05
Por que se o governo tem tanta verba para criar esse auxílio reclusão, não investe naquilo que realmente é de utilidade pública? Essa pergunta temo que fique sem resposta. Resumo tudo isso em uma palavra VERGONHA.